terça-feira, 25 de agosto de 2009

Preço da uva em Espanha

Um produtor f.f. de me enviar este artigo que noticia que os Galegos acordaram um preço indicativo para o Albarino.

Começo a crer cada vez mais que deveríamos ter na nossa região algum tipo de preço indicativo, a estabelecer por uma fórmula que tenha em consideração os stocks, a produção esperada, as quantidades e preços que o mercado pode absorver, bem como os custos razoáveis de produção.

Não me refiro naturalmente a um "acordo de preços" proibido por lei, mas algum referencial que assegure ao produtor que vale a pena investir na vinha.

Haverá por aí apoio da produção e comércio para que se faça este trabalho ?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Vinho Verde nas praias

Este ano tivemos três campanhas de Vinho Verde nas praias: a nossa e duas campanhas de marcas, Casal Garcia e Via Latina.

Aqui ficam as fotos da nossa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fechado para férias


Fechado para férias. Nas próximas semanas podemos beber Vinho Verde sem a preocupação de escrever disparates. Reabrimos a 24 de Agosto.

Boas férias. Descanse, que é merecido !

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Vinho Verde no verão Português

Muitas campanhas na rua. A da CVRVV nas praias, sobretudo a centro e sul, bem como nos mupis e na imprensa. Duas outras nas praias, uma do Casal Garcia ( foto nos aeroportos ) e uma outra do Via Latina, que se lança neste tipo de promoção pela primeira vez e em força.

O nosso vinho é sem dúvida o vinho oficial do verão Português. E bem precisamos destes meses para recuperar do primeiro semestre...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Controle da Vindima
- aprovado o plano para 2009 -

O Conselho Geral aprovou o plano de controle da vindima para 2009. Pode consultar e descarregar este plano, clicando aqui.

Como se recorda, em 2008 alteramos profundamente a forma de controlar a vindima, introduzindo vários novos métodos, de que se destaca o acompanhamento das entregas em adega, confrontado os vinhos novos com os talões de pesagem de entrega de uvas e, mais tarde, estes com a DCP elaborada por cada entidade. O programa de 2008 foi avaliado posteriormente, daí resultando uma boa lista de pontos em que atingimos os objectivos, bem como outro em que podemos introduzir melhorias.

O plano agora apresentado e que será implementado de imediato trás várias evoluções, das quais destaco duas com relevo:
  • novas regras de emissão e registo dos talões de pesagem, que se revelou um ponto essencial do controle em 2008 e que podemos melhorar;
  • reforço das equipas da CVRVV presentes na vindima.

Além disto haverá uma reunião prévia aberta aos produtores, a decorrer no dia 8 de Setembro pelas 14:30, para apresentação detalhada deste plano e formação quanto aos talões de pesagem.

Este ano contaremos ainda com acções paralelas a realizar pela ASAE e pela Unidade Fiscal da GNR que, registe-se, respondeu de imediato ao nosso pedido de apoio.