terça-feira, 29 de junho de 2010

Financial Times recomenda Verde tinto !


A prestigiada jornalista de vinhos, Jancis Robinson, surpreendeu no passado fim de semana ao colocar o Afros Vinho Verde tinto entre a lista de vinhos recomendados para este verão e classifica-o deste modo: "A most unusual “green” (very young) wine that is darkest purple. Lively fruit whose acidity seems to speak straight to the kidneys. Bone-dry and vital. I could easily imagine a hog roast with this. But it’s an acquired taste and definitely not for keeping. £12.99"

O Afros não é um Verde tinto tradicional e é o produto de um enorme empenho em produzir com qualidade exemplar logo a partir da vinha. Aqui está pois um belo exemplo de como se podem quebrar os preconceitos !

Leia o artigo do Financial Times clicando aqui. e conheça este produtor clicando aqui.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Congresso Mundial do Vinho reúne em Tiblissi

A organização mundial do vinho, o OIV, reuniu o seu 30º Congresso em Tiblissi com delegados de dezenas de países produtores. Alguns apontamentos dos temas mais relevantes das conferências:
  • o tema da exploração vitícola ambientalmente sustentável, que faz uma gestão racional da energia que produz e dos subprodutos que liberta;
  • a evolução dos padrões de consumo para vinhos com menos álcool ( alguma referência ao nicho dos vinhos sem álcool ) e o aprofundamento das questões técnicas ligadas à produção de vinhos com menos álcool ou à desalcoolização;
  • a percepção que o cliente tem dos vinhos, nomeadamente quanto à rotulagem, preço, colocação na prateleira, relação entre vinhos "do lavrador" vs vinhos "industriais"; os vinhos e o comércio justo;
  • o aperfeiçoamento de métodos de identificação das castas e de controle de rastreabilidade.

Em cada congresso, o Secretário Geral faz uma apresentação estatística do mundo do vinho. Fiz uma cópia que pode descarregar clicando aqui.

Tenho em ficheiro a colectânea das apresentações feitas, que enviarei a pedido, pois é demasiado pesado para colocar no servidor para descarregar.

O próximo congresso realiza-se dentro de um ano no Porto. Deixo-lhe pois o desafio para que aproveite este verão para reunir uma equipa e escrever um trabalho que possa ser apresentado como poster ou como apresentação verbal nessa ocasião. Porque não produzirmos algum trabalho inovador sobre a nossa Região, os métodos de produção e o mercado ?

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vinho Verde: as vendas em Maio


Três quadros para algumas reflexões.

O quadro de cima indica-nos as grandes tendências: o branco mantém-se estável face a 2009, o que é excelente no ano de crise em que estamos. Importa recordar que são as exportações em crescimento que suportam esta estabilidade: o mercado nacional está muito fraco. Dentro de dias colocarei aqui os dados de exportação que comprovam esta análise. O tinto está muito débil. O rosado e o regional mantém as linhas que já conhecíamos.

Importa notar que a nossa quota de cor é hoje de 85% para o branco, 12% para o tinto e cerca de 2,5% para o rosado.

Vamos ver a análise por segmentos de vasilhame.
A garrafa 0,75 é o nosso vasilhame com maior presença no mercado. Representa 98% do rosado, 92% do branco e 75% do tinto. Estamos a crescer no branco, o que é uma belíssima notícia. O tinto encontra dificuldades.
Os vasilhames tradicionais, litro e garrafão de 5 litros estão claramente a ser descontinuados pelo mercado. Vários motivos. A imagem é um obstáculo: o meu caro leitor quando vai jantar a casa de amigos leva uma boa garrafa de vinho ou um garrafão ?

O segmento de preço é outro: estes vasilhames têm como mercado alvo os segmentos de preço baixo. Ora aqui confrontam-se com vinhos de mesa ( e de outras regiões ) a preços inferiores. De acordo com os dados Nielsen, o Vinho Verde há muito que deixou de ser o vinho mais caro do mercado. Neste momento não só o vinho de mesa mas também outras regiões apresentam preços médios inferiores na prateleira.

Houve em consequência não só uma baixa de vendas mas sobretudo o facto de vários produtores que vendiam Vinho Verde em garrafão terem transferido a sua oferta para o vinho de mesa.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vinho Verde: stocks em Maio


Estamos com um stock superior ao do ano passado em data idêntica, o que explica que os preços não se tenham apreciado nas últimas semanas, pelo contrário. Não é porém nenhum "lago do vinho", não havendo razão para baixar o preço da uva na próxima vindima. É essencial apoiar e encorajar o viticultor para que se mantenha o investimento em novas vinhas, essenciais para o crescimento da nossa região.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Num tempo em que as cartas em papel se tornam raras...

Recebi uma carta de um produtor de vinhos. Muito simpática aliás. Porque em rodapé vinha indicado o endereço de correio electrónico, respondi logo por esse meio. E passei aos assuntos seguintes.

Passados uns minutos recebi uma mensagem de erro: o mail é desconhecido.

Procurei o site do produtor. Existe. Retirei de lá o endereço de correio electrónico ( diferente do primeiro ) e reenviei a mensagem.

E lá passei ao assunto seguinte.

Passados uns minutos, a mesma mensagem de erro. Este endereço também já não existe.

O correio electrónico é hoje uma ferramenta essencial de comunicação e é demasiado frequente as empresas mudarem de endereço, por vezes sem motivo de peso, e anularem os endereços antigos sem mais. Algumas dicas:

  • escolha um endereço simples e de fácil memorização
  • mantenha-o !
  • se o tiver de anular, avise previamente todos os contactos e mesmo assim mantenha-o após essa data. Lembre que pode ter um mecanismo de reencaminhamento automático para o novo endereço;
  • verifique que todo o material impresso contém os endereços actualizados.

domingo, 20 de junho de 2010

Vinho Verde in NYC: starting tomorrow !


A partir de amanhã, 20 restaurantes em Nova Iorque vão ter Vinho Verde à prova, Vinho Verde ao copo e menus especiais combinando a melhor gastronomia com os nossos vinhos.

O mercado Norte Americano é hoje o principal cliente de exportação do Vinho Verde. Com a economia americana a recuperar antes da europeia e certamente bem antes da Portuguesa, a aposta na exportação para este mercado é essencial. É um mercado onde já saímos da comunidade Portuguesa e estamos a crescer sustentadamente. Em 2009 exportamos para os EUA cerca de 3 milhões de litros num volume de negócio superior a 6 milhões de euros. Em 2010 vamos certamente superar este valor.

Clique aqui para conhecer o programa da VINHO VERDE WEEK e envie-o aos seus amigos e importador nos EUA.

Clique aqui para conhecer a tabela de exportações do Vinho Verde até 2009.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vinho Verde Rosé Casal Garcia


O Vinho Verde não é só branco e tinto. Estão a aparecer rosés de excelente qualidade. Esta semana encontra em todo o país uma campanha de um destes novos vinhos: o Casal Garcia Rosé.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vinho Verde nos hipermercados

Clique na imagem para aumentar


Ao longo dos próximos meses, até ao fim de Agosto, o Vinho Verde vai estar à prova em todo o país. Numa parceria com o Continente, faremos uma volta a Portugal, dando a conhecer ( e a provar ! ) o que a região produz de melhor. Procure na lista a loja mais próxima de si e faça-nos uma visita.

quarta-feira, 2 de junho de 2010