sexta-feira, 16 de julho de 2010

Viticultura: flavescência dourada


A Flavescência dourada da videira é uma doença muito preocupante que está a ganhar terreno no nosso país. Se a sua actividade é a viticultura, informe-se e tome medidas ao menor sinal da doença nas suas vinhas ou mesmo nas vinhas vizinhas.

A Direcção Regional de Agricultura do Norte tem feito um vasto trabalho nesta área. Consulte a documentação e informe-se no site da DRAPN, a que pode aceder clicando aqui.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O comércio em Abril


Como o gráfico revela, o comércio de retalho parece estar a recuperar lentamente, o que é uma boa notícia. Importa porém atentar nos dados de detalhe, percebendo que há uma mudança nos padrões de consumo. O cliente prefere as marcas brancas e as marcas da distribuição e são estas que estão a puxar a recuperação.

Leia o boletim completo clicando aqui.

Recordo que o Scantrens é um boletim mensal da Nielsen Portugal, cujo contacto encontra aqui.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vinho Verde: excelentes exportações até Abril


O mercado externo continua a impulsionar com sucesso as vendas dos nossos vinhos. No período até Abril, cujos dados acabamos de fechar, estamos 14% acima das vendas em igual período de 2009 e recordamos que o ano passado foi o maior ano de vendas de sempre da nossa região.

O mercado líder para a região continua a ser o dos EUA, com um aumento de 45% face a 2009. Crescemos também em França e tivemos um ligeiro decréscimo na Alemanha.

Ao longo dos últimos anos, o mercado Norte Americano tem-se afirmado de forma destacada como o nosso maior cliente, com taxas de crescimento admiráveis. É, além disso, um mercado com um consumo per capita de vinhos muito baixo ( próximo dos 12 litros/ano contra 40 litros /ano em Portugal ) e que se encontra em crescimento. Nomeadamente toda a comunidade hispânica praticamente não consome vinhos. Vale pois a pena apostar de modo profissional neste mercado, tendo em conta que os EUA não são só um Estado, o Massachusetts onde tradicionalmente vendemos os nosso vinhos, mas sim um continente onde há diferentes mercados e oportunidades.

Para ler o nosso mapa de exportações até Abril, clique aqui.

sábado, 10 de julho de 2010

Um Alvarinho americano
e uma cooperativa à americana


O Peter Franus tomou conta das vinhas do Michael Heavens, o primeiro e simbólico produtor de Alvarinho na Califórnia. A vinha desda casta é pequena, menos de 2 hectares e funciona num curioso "condomínio".

A firma Laird, proprietária de vastas propriedades e de uma adega com moderno equipamento, arrenda parte das suas vinhas. É suposto que cada um destes rendeiros se concentre na comercialização dos seus vinhos, sendo que na produção ele dará muita ou pouca atenção, conforme quiser. Do mesmo modo, os rendeiros não fazem um investimento inicial. Foi assim que o Peter Franus arrendou uma área de vinha, cerca de 8 hectares ao todo, com várias castas e paga ( à tarefa ) ao Snr Laird o amanho da vinha, a vindima, a vinificação e o engarrafamento. Custos que variam pois conforme as suas necessidades. O Snr. Franus recebe os visitantes numa varanda esplêndida sobre as vinhas, mas nada daquilo é dele. Dele ( arrendado ) é só a vinha e um pequeno barracão vemelho de ferramenta e para se mudar. Tem 1 funcionário e nenhuma garrafa sai da adega a menos de 7 USD. Faz cerca de 12.000 garrafas/ano, é um micro produtor.

Encontra a ficha do Alvarinho aqui, um excedente vinho com três meses de madeira muito ligeira e elegante. Sendo pouco, o vinho esgota-se nos EUA e Canadá, mas em breve vai ter um importador no RU. O rendimento da vinha é de cerca de 8.000 kg por hectare e o preço das uvas ronda os 1.800USD por tonelada ( aprox 1,4 Eur / quilo ).


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Vinho Verde no NBC Today Show

O Vinho Verde, o Pinot Grigio, um Ribeiro e um espumante. Excelentes vinhos de verão para o cliente norte americano.

Clique aqui para ver o Quinta da Aveleda na NBC.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Novo vitis já disponível

Clique aqui para descarregar a última verão da Portaria regulamentadora do programa Vitis, a ser publicada dentro de dias.