sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vinho Verde: as vendas e o rosé

( clique para aumentar )

Em cima o mapa de vendas até Julho. Os mesmos apontamentos dos meses anteriores: o branco suporta as vendas nas exportações ( que crescem bem, ver aqui ) pois o mercado nacional está recessivo. O tinto mantém os problemas estruturais que já se vêm manifestando.

A propósito da recessão no mercado do tinto, vários produtores têm vindo a lançar rosés aproveitando também a oportunidade que este segmento representa pois está a crescer. O Muralhas e o Casal Garcia rosé são na nossa região as marcas com mais presença no mercado.

O rosé representa ainda uma pequena parcela no mercado nacional de vinhos, menos de 10% em dados Nielsen. Está porém em crescimento e a CVRVV tem investido numa campanha autónoma de promoção do Vinho Verde rosado.

Veja em baixo alguns números. Se é certo que as vendas estão a crescer há vários anos, também não faz sentido que a crise do tinto leve a uma sobreprodução de rosado, transferindo o problema de um lado para o outro. A escolha é dos produtores. Nisto, como em tudo, haverá um meio termo. Mas aqui quem decide é o mercado.




Sem comentários: