segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bolsa do Vinho Verde

Lançamos hoje a "Bolsa do Vinho Verde", uma aplicação informática que visa impulsionar o mercado regional de vinho a granel.

Destina-se aos produtores de Vinho Verde que tenham vinho para colocar no mercado de granel. Gratuitamente podem inscreve-lo na Bolsa para que esteja acessível aos comerciantes. A inscrição é muito simples, pode ser feita por telefone 808 105 704 ou na sede e delegações da CVRVV. Pode ainda ser feita nos gestores de conta da CVRVV.

O produtor identifica-se, indica a quantidade de vinho que tem para venda e o tipo: branco, tinto, e casta se for o caso.

Uma vez inscrito na Bolsa, o vinho passa a ser listado diariamente para que os comerciantes que intervém no mercado possam facilmente contactar os produtores.

A CVRVV não intervém no negócio, limita-se a levar a informação dos produtores aos compradores.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sarah Ahmed on Vinho Verde


"Vinhos Verdes are at the cutting edge of Portugal's white wine revolution." ( Sarah Ahmed, Drinks Business, July 1st, 2012 )

Lê-se uma coisa destas e o fim de semana começa logo em grande !

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vinho Verde: cadastro da vinha em dia !


Quantos viticultores há numa região demarcada, que área de vinha tê e o que se encontra plantado nessas vinhas ? A pergunta é óbvia, aparentemente simples, mas a resposta é uma enorme dor de cabeça.

Desde sempre ouvi dizer que o Cadastro da Vinha é um problema, que está desactualizado, em suma, que ninguém se entende. Nas restantes regiões a situação não é melhor. Há regiões onde aparentemente há uma "aproximação de cadastro", há outras onde há um cadastro da CVR que é diferente do cadastro do MAMAOT. Escassos são os bons exemplos.

Dispor de um cadastro actualizado é essencial. Sem ele, simplesmente não a controlo da origem. Com ele, já há um ponto de partida.

O nosso tem passado por todas as peripécias. Poupo o leitor aos episódios até porque há coisas que só convém escrever alguns anos depois.

É com grande satisfação que escrevo que faremos a próxima vindima com o cadastro em dia. As últimas semanas têm sido de trabalho intenso, numa articulação ( isto sim, posso escrever porque é bom ) exemplar entre o IFAP, o IVV, a DRAPN e a CVRVV que permitiu garantir que até à vindima estarão chamados ao cadastro todos os viticultores da região, mesmo muitos de dimensão diminuta. Todas as suas fichas foram atualizadas pela DRAPNorte e a informação é partilhada com as várias entidades a partir do programa SIVV do IVV.

Justo é dizer que esta articulação foi pessoalmente coordenada pelo Sec. Estado José Diogo Albuquerque, a quem muito do resultado se deve.

Números então: vamos para a vindima com pouco acima de 20.000 viticultores ( 18.875 hoje, mas ainda mais serão actualizados ) e uma área aproximada de 17 mil hectares. É menos do que o número a que estávamos habituados mas tem uma vantagem única: é o valor real ! Há concelhos onde a actualização das áreas reduziu para metade a área de vinha. Não se perdeu produção, é claro; ganhou-se foi rigor.

A área que temos é mais do que suficiente. Se estivéssemos a produzir no limite legal de 10.666 kgs por hectare, teríamos uma produção de mais de 130 milhões de litros. Na prática andamos perto de metade disso. O desafio não é pois ter mais vinha mas sim produzir mais e melhor ( em simultâneo ), para sustentar a região e dar rentabilidade à viticultura. Por isso é essencial que haja controlo da vindima, que haja um pagamento justo à produção, que haja seguro de colheita, que as adegas e vinificadores possam pagar a tempo.

Vem ai a vindima. Nos próximos dias teremos a revisão oficial de colheita. mas a julgar pelos dados de cadastro, já vou pensando que vai ser uma vindima curta.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Verde Praia
O Vinho Verde numa praia perto de si

Chega a época de praia e o Vinho Verde volta a correr as nossas praias, sobretudo a sul, dando provas, animando a sua tarde e o fim de tarde com música e passatempos.

Veja as datas e locais em baixo e visite-nos. Uma prova de Vinho Verde à sua espera.


DIAS:
PRAIAS
Dia 28 de Julho de 2012
Praia da Torre / Carcavelos
Dia 29 de Julho de 2012
Praia da Torre / Carcavelos
Dia 30 de Agosto de 2012
Praia Morena / Costa da Caparica
Dia 31 de Agosto de 2012
Praia do Castelo / Costa da Caparica
Dia 1 de Agosto de 2012
Lagoa Santo André / Sines
Dia 2 de Agosto de 2012
Vila Nova de Milfontes  / Alentejo: Aguarda OK
Dia 3 de Agosto de 2012
Praia dos 3 Irmãos - Algarve
Dia 4 de Agosto de 2012
Praia da Luz  / Algarve - Lagos
Dia 5 de Agosto de 2012
Praia Porto de Mós - Algarve
Dia 6 de Agosto de 2012
Praia da Rocha – Portimão - Algarve
Dia 7 de Agosto de 2012
Praia da Luz  / Algarve - Lagos
Dia 8 de Agosto de 2012
Praia da Rocha – Portimão - Algarve
Dia 9 de Agosto de 2012
Praia do Alvor  / Algarve
Dia 10 de Agosto de 2012
Vilamoura Rot. Da Marina - H. Vila Galé  / Algarve:  Aguarda OK
Dia 11 de Agosto de 2012
Vilamoura H. Crown / Algarve: Aguarda OK
Dia 12 de Agosto de 2012
Vilamoura Ent. da Marina / Algarve: Aguarda OK
Dia 13 de Agosto de 2012
Quarteira  / Algarve:
Dia 14 de Agosto de 2012
Zoomarine - Albufeira  / Algarve:
Dia 15 de Agosto de 2012
Zoomarine - Albufeira  / Algarve:
Dia 16 de Agosto de 2012
Zoomarine - Albufeira  / Algarve:

terça-feira, 17 de julho de 2012

Vinho Verde: estatística em Junho

Vejamos então como estão os dados gerais no fim do primeiro semestre e quando se prepara já a vindima. Não temos ainda previsão de colheita, mas parece ser unânime que 2012 será menos abundante que 2011 foi em alguns pontos da região, o que não é mau de todo.

Clique na imagem para aumentar


O stock de branco está praticamente ao nível de 2011 na mesma data. Um pouco menos vinho branco, mas um pouco mais mosto. Desce o stock de tinto, mas não estamos em escassez. Talvez se consiga nesta vindima descolar o preço do granel tinto face ao granel de mesa tinto, o que já não era mau. O rosado não é muito, o stock diminui um pouco, sem especial significado.

Clique na imagem para aumentar


O mapa de vendas é mais expressivo mas começa com uma estranha ironia: chegamos a Junho com as vendas praticamente ao nível de 2011, isto à custa do aumento de vendas no tinto, 1 milhão de litros (!) que compensa a perda no branco. Sabendo nós que o tinto se vende quase totalmente no mercado nacional e sobretudo no mercado regional, como perceber isto ? talvez o facto preço ajude a entender pois que o tinto de mesa está a subir e o ciente pode escolher um ou outro independentemente do preço ?

Em valores totais, a região perdeu até Junho 1,5% de vendas. No branco descemos cerca de 4,5%, no tinto aumentamos 5%.

Clique na imagem para aumentar

Nos segmentos especiais, o rosé comporta-se muito bem, estamos 50% acima do ano passado, fruto não só do Muralhas e Casal Garcia que puxam pela categoria, mas também por muitas outras marcas com menor expressão mas que bem contribuem no seu conjunto. Já o escrevi e repito com gosto: o Vinho Verde é o líder nacional nos DOC rosados.

Nas castas, o Alvarinho e o Loureiro com comportamentos opostos. O Alvarinho perde 4% e o Loureiro cresce 6%.

No cômputo geral, o primeiro semestre não surpreende. A baixa total de 1,5% nas vendas não nos deve fazer esquecer a decomposição deste número quanto aos destinos. O mercado nacional desce, não muito longe da casa dos 10%, enquanto o mercado externo cresce muito consistentemente.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Elysabeth Alfano: "Portugal Is Everything You Expected And Much More "


Transportation strike? Vinhos Verdes. Can't find a hotel? Vinhos Verdes. The sun is too hot? Vinhos Verdes. Let's just say that green wine played a big role in keeping me relaxed as I floated through this sumptuous country.

Leia o artigo aqui.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Drink Now: Vinho Verde



"But, Vinho Verde is quickly becoming my summer wine of choice because it actually refreshes you! These wines aren’t made to be hyper-complex; they are effortlessly drinkable; and you can just sip and enjoy. They are light, dry, and have a gentle effervescence. The fizz comes from being bottled so young. It has a freshness that is almost like you’re sitting near the ocean."

Leia o artigo completo aqui.

terça-feira, 3 de julho de 2012

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vinho Verde: otimas exportações até Abril !

Acabamos de receber os dados de mercado externo para o periodo até Abril, comparado com igual periodo no ano passado. São boas notícias. Também, com um ano destes, merecemos boas notícias !

Até Abril exportamos 12,5M€, representando cerca de 5 milhões de litros, um aumento de 11,5% face a igual período em 2011. Manteve-se o preço médio, o que é uma segunda boa notícia.

Veja em baixo o quadro dos principais mercados. Por curiosidade, o último mercado é o 77º, a Coreia do Sul, com 2 litros. Quem é que terá comprado duas garrafitas em destino tão distante ?

Clique na imagem para aumentar. Fonte: Ine/Intrastat