sábado, 17 de maio de 2014

Apareceu na CVRVV


Um produtor de Vinho Verde chegou para uma reunião nesta lindíssima Lambretta 150. Se é produtor de Vinho Verde, é certo que tem bom gosto no vinho, mas no transporte que bela surpresa !

quinta-feira, 15 de maio de 2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

João Geirinhas sobre o Vinho Verde

Porque comentários seriam desnecessários reproduzo, com orgulho, o texto que acabo de ler no Facebook do João Geirinhas.


Consumo de álcool per capita


Apanhei isto na net e já o vi publicado pelo Dinheiro Vivo. É um mapa da Organização Mundial de Saúde pelo que, aparentemente, credivel. E é mau. Para nós muito mau.

O alcoolismo é péssimo para nós. O consumo moderado e responsável é uma base esencial para  desenvolvimento do sector.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vinho Verde: vendas em Abril

Vejamos o acumulado de vendas a Abril comparado com os dois anos anteriores para o mesmo período.

O branco, em baixo, está bastante robusto: o aumento face a 2013 é de cerca de 3,5%. O gráfico não o revela, mas é um valor que beneficia mais das exportações do que do mercado interno que não dá ainda grandes mostras de retoma. Por referência ao texto anterior ( os stocks ), diria que o aumento de vendas a manter-se neste ritmo não será limitado pela disponibilidade dos stocks. Note que no gráfico a linha apresenta uma inclinação de quase 45º mas realmente sobrestima o aumento.

Clique na imagem para aumentar

Nos restantes segmentos nada de inovador. Claramente procisamos de saber ler ( e reagir ) aos números do tinto, por muito que o rosado nos anime na certeza de que identificamos uma nova e promissora linha do negócio.

O Loureiro e o Alvarinho, as castas com maior presença nos varietais comportam-se de forma positiva, o que é excelente num ano em que o mercado nacional está muito sensível ao preço.



Clique na imagem para aumentar

Por último, o quadro que passei a incluir em 2014 pois o IG Minho está claramente a ver alterada a sua posição no mercado. Em baixo as vendas de branco e de Alvarinho, ambas relativas apenas ao vasilhame de 0,75 litros.

Vale a pena reflectir sobre estes dados até na perspectiva do debate sobre Alvarinho em curso na região, em duas dimensões.

Por um lado porque a venda de Minho Alvarinho aumenta. Até abril colocamos no mercado 134.000 litros de Alvarinho Minho e 331.000 litros de Alvarinho DOC. Tendo em conta as taxas de crescimento respectivas, no fim do ano o Alvarinho IG vai representar metade do Alvarinho DOC.

Por outro pois que o aumento de vendas do Minho branco é motivado sobretudo pelos Alvarinho Loureiro que são vendidos por este segmento.

E tudo isto com a lei actual, a tal que se quer manter intocada. A ponderar a quem serve manter tudo como está...

Clique na imagem para aumentar

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vinho Verde: stocks em Abril

Clique na imagem para aumentar

Aqui estão os stocks em Abril. A medida que o ano avança temos motivos de alguma serenidade. O stock é justo mas não estamos perante a escassez que alguns anunciavam ( para valorizar o ganel, porventura...).

Os números são claros: dispomos de práticamente do mesmo vinho do ano passado. No branco somado ao mosto branco temos 1 milhão de litros.

Onde está este branco ? Veja na tabela em baixo.

Clique na imagem para aumentar




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Alvarinho na Assembleia da República

Nada tenho escrito aqui sobre o Alvarinho, embora esteja a decorrer desde Dezembro último um debate na região sobre as suas regras de produção e rotulagem. É um assunto importante.

Entretanto fez-se um debate no Conselho Geral, constituiu-se e reuniu uma comissão técnica, fizeram-se debates nas autarquias, houve notícias de jornais, alguns discursos mais ou menos inflamados.

Não tenho escrito, não é por me faltarem as teclas, mas tão só porque a CVRVV e o seu presidente devem ter uma posição clara que é a de facilitar o diálogo, estabelecer pontes e reafirmar a capacidade da região em resolver os seus próprios problemas. A CVRVV deve ser um interlocutor leal e credível para todos, identificando denominadores comuns e não ateando fogos. Ter uma noção de rumo e não se assustar com cada onda.

Só por isso não escrevi nem o farei tão cedo. Mas fa-lo-ei.

Entretanto, aqui ficam os vídeos do debate do passado dia 2 na Assembleia da República, data em que se analisaram duas propostas de resolução ( do PSD e do PS ) com textos muito próximos, sendo que ambas defendem a manutenção do status quo legal no que ao Alvarinho diz respeito.

As votações terão lugar dentro de dias.

Intervenção do PSD, Carlos Abreu Amorim

Para abrir clique aqui.

Intervenção do PS, Jorge Fão



Intervenção do CDS, Abel Batista


Abel Baptista intervém sobre proteção da designação "Vinho Verde Alvarinho" from cdspp on Vimeo.

Intervenção do PCP, João Ramos



Intervenção do BE, Luis Fazenda