quinta-feira, 12 de março de 2015

Academia do Vinho Verde

Cheio como um ovo, o auditório da Cooperativa Agrícola de Felgueiras para uma formação promovida pela Acadeia do Vinho Verde sobre implantação de novas vinhas.


O programa de formação da academia continua naspróximas semanas em várioslocaisda região.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Viticultura


Bela imagem de uma vinha a ser plantada. De um sócio da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, com o apoio do programa vitis, um dos programas de maior sucesso e importância no incentivo ao investimento agrícola.

Entretanto não esquecer que estão abertas até ao fim do mês aa candidaturas para as novas áreas de vinha que serão distribuídas pelo Instituto da Vinha e do Vinho. É a última distribuição de licenças antes da entrada em vigor do novo regime, em 2016.

Caso pretenda expandir a sua vinha nos próximos anos, é de considerar uma candidatura.

terça-feira, 10 de março de 2015

Vinho Verde: stocks em Fevereiro

Clique na imagem para aumentar

Chegados a Fevereiro, aqui temos os primeiros stocks do ano. O mapa não surpreende, traduz a evolução a que temos vindo a assistir. Creio porém que a região ainda não interiorizou capazmente que estamos com um sério problema de abastecimento. E que é estrutural, ou seja é aliviado mas não corrigido em anos mais generosos.

Mais, não se deixe o leitor iludir pelos números genéricos. Desçamos ao detalhe. Dos 43 milhões de litros de branco em stock, quase todo está nos engarrafadores ( 34 milhões ) restando algum em prodtores engarrafadores e práticamente nada na pequena produção. Ou seja, os trânsitos de granel ao longo do ano não vão ser significativos.

Em consequência, o custo do granel branco está muito apreciado e nada faz prever que desça, pelo contrário. Neste contexto, há preços de prateleira que não se compreendem pois claramente não permitem a reposição do produto e vão gerar enormes problemas de sustentabilidade a quem os pratica hoje.

Fechamos 2014 com otimas vendas, sobretudo na exportação, e, como verá no próximo artigo, as vendas em 2015 estão sólidas.

Importa pois que cada empresa e cooperativa reflicta sobre a sua estratégia de aprovisionamento e actue conforme aquilo que entenda serem os seus objectivos no médio prazo.

O Vinho Verde é das raras regiões que vende tudo o que produz. Ha vantagens nisso é certo. Saibamos intervir em tempo para não perdermos o pé.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Museu do Alvarinho em Monção


O Museu do Alvarinho em Monção. Mais uma razão a juntar a tantas para uma visita a este Concelho e ao vizinho de Melgaço. Uma zona lindíssima que justifica alguns dias em família e amigos. Gastronomia, natureza, vinhos, cultura.

Em cima um pormenor do interior. Em baixo o autarca de Monção, Augusto Domingues presenteando o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque com  uma réplica do Dragão.


Em baixo a inauguração, incluindo membros fardados da Confraria dos Vinhos Verdes e da Confraria do Alvarinho. Na escadaria , o SEA e o Presidente da Câmara conhecem o espaço conduzidos pela Dra Odete Barra, responsável pelo espaço e sua requalificação.


Brinde, no qual tive o gosto de participar, incluindo ainda o Director Regional de Agricultura, Manuel Cardoso, o Director Regional de Cultura, Dr. António Ponte, o Grão Mestre da Confraria do Vinho Verde, Mário Cerqueira Correia e o Vice Presidente do IVV, Francisco Toscano Rico.

Pormenor curioso, a prova de sushi de lampreia, uma especialidade preparada pela EPRAMI, Escola Profissional do Alto Minho Interior.